Cimento Queimado (Micro Cimento Polimérico)

INSTRUÇÕES DE USO CIMENTO QUEIMADO PRONTO - USO GERAL

DESCRIÇÃO

O CIMENTO QUEIMADO PRONTO é uma argamassa polimérica, bicomponente, que apresenta acabamento tipo ”cimento queimado”. Manchas de cores e formatos diferentes são características do produto.

INDICAÇÕES DE USO

É Indicado para revestimento de contra piso e reboco (áreas internas e externas), pisos residenciais e comerciais. Revitalização e revestimento de pisos e paredes já revestidos com cerâmicas, porcelanatos, azulejos, mármore, granito, placas de gesso e cimentícias.

LIMITAÇÃO DE USO

Use apenas em superfícies totalmente secas, sem possibilidades de infiltrações, limpas, isentas de areia, poeira, óleo, ceras, resinas, colas, gorduras ou qualquer outra substância que impeça a aderência. Não aplique camadas com mais de 1 mm de uma só vez. Para superfícies que exijam mais de 1 mm, regularize com Massa Fina de Correção Dacapo. Não aplique o produto sobre superfícies betuminosas, como asfalto e piche, borracha, plástico, pisos vinílicos, fórmica, madeira, tintas e outras superfícies flexíveis.

PREPARO DA BASE

O local a ser aplicado deve estar totalmente seco, íntegro, firme e livre de qualquer substância que possa impedir sua fixação. Contra piso ou reboco: Quando novo é necessário aguardar o prazo mínimo de 14 dias de cura, após isso, faça o teste de umidade para ver se ainda há presença de água, se houver, aguarde a secagem completa. Para regularizar a superfície aplique antes a Massa Fina de Correção Dacapo, aguarde a secagem total e lixe para regularizar. Na existência de juntas de dilatação, faça as mesmas juntas na aplicação do CIMENTO QUEIMADO PRONTO.

Cerâmica, granito e porcelanato: Verifique a existência de trincas, emendas, som de oco ou qualquer defeito e faça os devidos reparos. Faça limpeza completa da superfície e depois lave com Detergente Ácido Dacapo até remover o todo o brilho, enxágue com água limpa (proteja antes os outros acabamentos) e deixe a superfície totalmente seca. Em seguida, regularize aplicando nos rejuntes e em toda superfície a Massa Fina de Correção Dacapo. Após a secagem completa, lixe para regularizar.

PREPARO DO PRODUTO

Verifique se você está com todas as ferramentas de trabalho (espátula e desempenadeira de aço lisa, haste de mistura, furadeira, lixa 220) e se a área já está preparada. Promova a mistura no balde que embala o produto e proteja de sol, vento e chuva. Misture os 15 kg do pó e 5 litros de Aditivo Líquido, use uma haste de mistura acoplada em uma furadeira e misture os dois componentes (aproximadamente dois minutos) até obter uma argamassa homogênea. Utilizar todo o conteúdo da embalagem. Se preferir uma argamassa mais firme, deixe-a descansar em média 30 minutos.

TEMPO DE UTILIZAÇÃO

Deve ser utilizada no prazo máximo de 2 horas após a mistura.

APLICAÇÃO

Aplique o CIMENTO QUEIMADO PRONTO usando uma desempenadeira metálica lisa. Faça a aplicação contínua em toda a superfície de uma só vez, caso seja necessário aplicar em etapas, faça áreas predefinidas utilizando fita crepe como limitador da área de aplicação. Aceita reparos, porém fica de cor diferente, para igualar aplique uma demão fina em toda a área.

Para obter manchas de queimado use desempenadeira de aço carbono (comum de pintor) e aplique com vigor.

Para obter menos manchas de queimado use desempenadeira de aço inox e aplique com suavidade.

Aplique quantas demãos achar necessário até obter a média de 1 mm de acabamento de piso e média de 0,5 mm em parede emassada. Lixe sempre no intervalo entre as demãos, utilizando lixa 220.

Para acabamento final, aguarde no mínimo 24 horas, certifique-se que a superfície esteja completamente seca e aplique o Impermeabilizante Acrílico Dacapo e o Acabamento Acrílico Dacapo. É recomendado que se aplique no mínimo 3 demãos de cada produto ou até que se alcance o acabamento desejado. Para O Impermeabilizante Acrílico indica-se que faça a aplicação com o rolo de lã baixa ou mop, já para o Acabamento Acrílico indica-se um pano limpo ou o mop.

PIGMENTAÇÃO

Para pigmentar use pigmento (líquido ou pó - tipo Xadrez). Misture primeiro o CIMENTO QUEIMADO PRONTO e o Aditivo Líquido e depois o pigmento. Use uma haste acoplada a uma furadeira e misture os componentes até obter uma argamassa homogênea. Adicione o pigmento até obter a tonalidade desejada.

IMPORTANTE

As juntas existentes deverão ser respeitadas. Não molhe nem lave o acabamento de CIMENTO QUEIMADO antes de fazer o acabamento final com Impermeabilizante Dacapo. Infiltrações de água e umidade remanescente geram manchas e desplacamentos. Não arraste móveis e eletrodomésticos. Não use móveis de pés metálicos ou rígidos sem proteção de borracha ou similar. Quedas de objetos pesados e pontiagudos podem danificar o piso. Use tapetes de plásticos sob cadeiras de rodinhas. Não aplique em área do box de banheiro. O Cimento Queimado não tem função estrutural, se a base for frágil ou sofrer danos, afetará o acabamento com trincas e desplacamentos.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Utilize detergente neutro e aplique ceras mensalmente ou sempre que for necessário para proteger a superfície. Não use produtos ácidos, solventes, cloro ou qualquer outro que possa agredir.

DADOS TÉCNICOS

Densidade aparente: 2000 Kg/m³

Temperatura de trabalho para aplicação: • Do ambiente: 5 a 36ºC / • Da base: 5 a 26ºC

Liberação para tráfego: • Pessoas com Cuidado: 24 horas / • Utilização normal: 48 horas

Cores: Conforme paleta de cores.

Rendimento: 10 m² a 20 m², para espessuras variando de 1,0 mm a 0,5 mm. O consumo pode variar em função da base e da forma de aplicação.

Espessura: • Mínima: 0,5 mm • Máxima: 1,0 mm por demão

EMBALAGEM

Balde plástico de 20 kg, contendo 15 kg de Pó de CIMENTO QUEIMADO PRONTO + 5 litros de Aditivo Líquido.

ATENÇÃO

É recomendável o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) como luvas, botas e óculos de proteção. Em caso de contato com pele e olhos, lave com água potável e corrente. Se ingerido, não provoque vômito. Em ambos os casos, consulte imediatamente um médico e leve a embalagem.

VALIDADE

18 meses, se respeitada às condições da embalagem original (lacrada).

Cimento Queimado Pronto

INSTRUÇÕES DE USO CIMENTO QUEIMADO PRONTO - PAREDE

DESCRIÇÃO

O CIMENTO QUEIMADO PRONTO PAREDE é uma argamassa polimérica, que apresenta acabamento rustico. Manchas de cores e formatos diferentes são características do produto.

INDICAÇÕES DE USO

É Indicado para revestimento de superfícies verticais internas e externas, como reboco, gesso, concreto, placa cimentícia e superfície selada ou emassada com acrílico/PVA de ambientes construídos com finalidade residencial e comercial. Para superfícies de revitalização de paredes já revestidos com cerâmicas, porcelanatos, azulejos, mármore, granito e irregulares, é necessário aplicação da MASSA FINA DE CORREÇÃO DACAPO

LIMITAÇÃO DE USO

Não aplique o produto sobre superfícies betuminosas (como asfalto e piche), borracha, plástico, pisos vinílicos, fórmica, madeira, tintas, poeira, óleo, ceras, resinas, colas, gorduras ou qualquer outra substância que impeça aderência. Use apenas em superfícies totalmente secas, sem possibilidades de infiltrações e limpas.

PREPARO DA BASE

O local a ser aplicado deve estar totalmente seco, íntegro, firme, sem possibilidades de infiltrações e livre de qualquer substância que possa impedir sua fixação.

Para reboco novo, é necessário aguardar o prazo mínimo de 14 dias de cura, ou até a secagem completa.

Para superfície irregular, aplicar a MASSA FINA DE CORREÇÃO DACAPO, aguardar a secagem total e lixar para regularizar.

Para local que tenha revestimento com cerâmica, porcelanato e pedras, verificar a existência de trincas, recortes, som cavo ou qualquer defeito e faça devidos reparos. Faça limpeza geral da superfície, proteja os acabamentos e aplique DETERGENTE ÁCIDO DACAPO até remover todo brilho. Após, enxaguar com água limpa e deixar superfície secar totalmente. Em seguida, aplicar em toda superfície a ser regularizada a MASSA FINA DE CORREÇÃO DACAPO. Após a secagem completa, regularizar com lixa d’água 220.

PREPARO DO PRODUTO

Verifique se você está com todas as ferramentas de trabalho (espátula e desempenadeira de aço lisa, misturador de argamassa elétrico, lixa 220) e se o local já está preparado. Promover a mistura na própria embalagem do produto, mantendo-a protegida do sol, vento e chuva. Adicionar 7,5 litros de água ao material e inicializar a mistura com uso do misturador de argamassa elétrico , até obter uma argamassa homogênea. Utilizar sempre todo o conteúdo da embalagem. A dosagem da água poderá variar em +/- 5%, ou seja, a quantidade de água a ser utilizada é de 7,1 a 7,9 litros.

ADITIVAÇÃO DA MISTURA

Para ocorrer toda a aditivação da mistura é necessário deixar a argamassa já homogeneizada, em repouso por 10 minutos, bastando remisturar antes do uso. Nota: Não adicionar mais água nesta fase.

TEMPO DE UTILIZAÇÃO

Deve ser utilizada no prazo máximo de 2 horas, contadas a partir do início da mistura. É recomendável a colocação de um pano úmido sobre o recipiente para contribuir com o tempo de utilização.

APLICAÇÃO DO PRODUTO

Aplique o CIMENTO QUEIMADO PRONTO PAREDE usando uma desempenadeira metálica lisa. Faça a aplicação contínua em toda a superfície de uma só vez. Caso seja necessário aplicar em etapas, faça áreas predefinidas utilizando fita crepe como limitador da área de aplicação. Aceita reparos, porém fica de cor diferente, para igualar aplique uma demão fina em toda a superfície.

Para obter manchas de queimado use desempenadeira de aço carbono na camada final (comum de pintor) e aplique com vigor.

Para obter menos manchas de queimado use desempenadeira de aço inox e aplique com suavidade.

O CIMENTO QUEIMADO PRONTO PAREDE deve possuir espessura final compreendendo entre 0,5 mm e 1,0 mm. Esta espessura pode ser realizada em camada única ou multicamadas sobrepostas aplicadas em intervalos mínimos de 3 horas entre cada uma.

Para acabamento final, aguarde no mínimo 24 horas após finalização da aplicação, certifique-se que a superfície esteja completamente seca e aplique no mínimo 3 demãos ou até que se alcance o acabamento desejado de IMPERMEABILIZANTE ACRÍLICO DACAPO com intervalo mínimo de 40 minutos entre elas. Utilize o rolo de lã baixa ou um mop para fazer a aplicação.

PIGMENTAÇÃO

Para pigmentar em cores não ofertadas pela DACAPO, utilizar pigmento líquido ou pó - tipo Xadrez. Misture primeiro o CIMENTO QUEIMADO PRONTO PAREDE de acordo com as recomendações de preparo do produto e após, adicionar a quantidade de pigmento desejada, procedendo nova mistura com o misturador de argamassa elétrico até obter uma argamassa com a tonalidade e homogeneidade desejada sem adicionar mais água.

CUIDADOS NA UTLIZAÇÃO

As juntas existentes deverão ser respeitadas. Não molhe nem lave o acabamento de CIMENTO QUEIMADO PRONTO DACAPO antes de fazer o acabamento final com IMPERMEABILIZANTE ACRÍLICO DACAPO. Infiltrações de água e umidade remanescente geram manchas e desplacamentos. Não aplique em área do box de banheiro. O Cimento Queimado não tem função estrutural, se a base for frágil ou sofrer danos, afetará o acabamento com trincas e desplacamentos.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Quando de realização de lavagem e limpeza das paredes que tenham CIMENTO QUEIMADO PRONTO DACAPO, utilizar pano ou espuma macia com detergente neutro e água. Não use produtos ácidos, solventes, cloro ou qualquer outro que possa agredir o revestimento durante a limpeza.

EMBALAGEM: Balde plástico de 20 kg.

ATENÇÃO

É recomendável o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) como luvas, botas e óculos de proteção.Em caso de contato com pele e olhos, lave com água potável e corrente. Se ingerido, não provoque vômito. Em ambos os casos, consulte imediatamente um médico e leve a embalagem.

Composição

Cimento Portland / Adição Mineral Selecionado / Aditivos especiais não tóxicos.

DADOS TÉCNICOS

Densidade aparente: 1050 Kg/m³

Temperatura de trabalho para aplicação: • Do ambiente: 5 a 36ºC / • Da base: 5 a 26ºC

Cores: Chumbo, Platina, Concreto, Concreto Suave, Barbante e Branco.

Rendimento: Reboco, gesso, concreto, placa cimentícia - 13 m² a 26 m² (1,52 kg/m² a 0,77kg/m²) Superfície selada ou emassada com acrílico/PVA - 17 m² a 34 m² (1,18 kg/m² a 0,59 kg/m²)

18 meses, se respeitada às condições da embalagem original (lacrada).

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

1 – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do Produto: Cimento Queimado Pronto

Marca: Dacapo

Nome da Empresa: Dacapo – Revestimentos Cimentícios Especiais Ltda

Endereço: Rua Argemiro Cardoso, 95 – Distrito Industrial – Matozinhos – MG

Telefone para contato: (31) 3317-8324

Telefone para emergências: (31) 3317-8324

E-mail: rubens@dacapo.com.br .

2 – IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Principais Perigos:

Riscos relevantes para este produto:

Contato aos olhos e pele, inalação e ingestão.

Olhos: Causa irritação e riscos de sérios danos em contato direto, devido à presença de cimento.

Saúde:

Pele: Causa irritação, devido à presença de cimento.

Inalação: Pode ser nocivo se inalado ou ingerido, devido à presença de cimento.

Fogo:

Não há risco. Produto não inflamável.

Meio ambiente:

Provoca a elevação da alcalinidade quando lançado em cursos de água.

3 – COMPOSIÇÃO E ÌNFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Tipo de produto:

Produto bi-componente de preparado em pó de cimento Portland modificado com aditivos não-tóxicos (Componente A) e preparado líquido à base de Copolímero Acrílico/Estireno/Silano em Emulsão Aquosa (Componente B).

Natureza Química:

* Componente A (Pó): Aglomerante hidráulico inorgânico composto pelos minerais FE2O3, Al2O3, CaO , SiO2 , CaSO4 , CaCO3.

*Componente B (Líquido): Preparado à base de Copolímero Acrílico/Estireno/Silano em Emulsão Aquosa.

Composição:

Cimento Portland, agregados minerais selecionados, aditivos especiais não-tóxicos.

PRINCIPAL ATIVO: Componente A - Cimento Portland

Nº C.A.S.: 65997–15-1.

OSHA PEL: 5 mg / m³

ACGIH TLV: 10 mg / m³

PRINCIPAL ATIVO: Componente B - Copolímero acrílico - Nº C.A.S.: Não perigoso - Concentração: 48,0 % - 52,0 %

PRINCIPAL ATIVO: Componente B - Água - Nº C.A.S.: 7732-18-5 - Concentração: 48,0 % - 52,0 %

4 –MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Inalação: Remover a vítima para local arejado. Procurar médico caso haja tosse prolongada.

Contato com a pele:: Em casos de exposição direta e prolongada ao produto ou água contaminada por este, consultar médico dermatologista.

Contato com os olhos:Lavar imediatamente toda a região dos olhos com água durante 15 minutos, incluindo a região sob as pálpebras, para remover qualquer partícula.

Consultar em seguida médico oftalmologista.

Ingestão: Não induzir ao vômito. Se a vítima estiver consciente, dê-lhe água para beber em abundância e procure auxílio médico.

5 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOS

Meios de extinção apropriados: Não há recomendação específica.

Perigos específicos: Nenhum (o produto não é inflamável)

6 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções Pessoais:Isolar e sinalizar o local. Impedir o contato do produto derramado com água.

Controle de poeira: Evitar a geração de poeira na remoção do produto. Limite máximo tolerável do pó respirável: 5mg/m³.

Precauções ao meio ambiente: Utilizar barreiras para evitar contaminação com o produto em áreas próximas a cursos d’água, lagos e áreas marítimas.

Método para limpeza: Remover produto, evitando geração de poeira, inserindo-o em recipientes limpos e secos para posterior disposição conforme legislação vigente.

7 – MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio:

• Manter o produto seco até utilização final.

• Manusear de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

• Utilizar os equipamentos de segurança (Item VIII).

• Evitar contato com os olhos, pele e mucosas.

• Manusear o produto em locais frescos e ventilados, evitar a ingestão de alimentos próximos ao produto.

• Lavar com água em abundância todo o vestuário contaminado com o pó do produto ou com o produto misturado à água.

Armazenamento

• Armazenar o produto em áreas secas, frescas e ventiladas, para evitar contato com umidade e riscos de inalação.

• Condições adequadas de armazenamento:

Áreas cobertas, secas, frescas e ventiladas.

• Condições de armazenamento inadequadas:

Áreas úmidas ou sem cobertura.

• Produtos e materiais incompatíveis:

Água e demais substâncias líquidas.

• Materiais seguros para embalagem:

Baldes plásticos e/ou Sacos Plásticos, de papel grosso ou multifoliado.

• Temperatura de Armazenamento: entre 5 e 40ºC.

8 – CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia:Manter monitoramento periódico da umidade e concentração de outros vapores nas áreas de estocagem e utilização. Manter locais de trabalho sempre frescos e ventilados.

Parâmetros de controle específicos:Limites de exposição ocupacional: produto não apresenta limite especificado de exposição segundo NR 15 (Portaria nº 3214).

Equipamento de Proteção Individual:

Proteção respiratória: Máscara com filtro para pós finos.

Proteção dos olhos: Óculos de segurança ou protetor facial.

Proteção da pele e corpo: Luvas de PVC; Botinas de couro.

Medidas de higiene:

• Manter os recipientes do produto sempre fechados;

• Manter ventilação adequada

• Conservar o local de trabalho sempre limpo, evitando presença de água acumulada;

• Após o trabalho e antes das refeições, lavar as mãos utilizando sabão e água.

9 – PROPRIEDADES FÍSICO QUÍMICAS

Propriedades: Estado Físico - Componente A: Sólido (pó/granulado) - Componente B: Líquido (25°C)

Propriedades: Forma - Componente A: Pó - Componente B: Líquido

Propriedades: Cor - Componente A: Concreto/Branco ou conforme paleta de cores - Componente B: Branco Levemente amarelado

Propriedades: Odor - Componente A: Não apresenta odor distinto - Componente B: Característico

Propriedades: pH (em água) - Componente A: 12 a 13 - Componente B: 8,0 a 9,5

Propriedades:Temperatura de Decomposição - Componente A: < 700 ºC - Componente B: -

Propriedades: Ponto de Fulgor: - Componente A: Não aplicável. Produto sólido não-volátil. - Componente B: Não aplicável

Propriedades: Limites de Explosividade: - Componente A: Não aplicável. Produto Incombustível. - Componente B: Não aplicável. Produto Incombustível.

Propriedades: Densidade - Componente A: 2800 a 3100 Kg/m³ - Componente B: 1020 kg/m³

Propriedades: Densidade Aparente - Componente A:800 a 1300 Kg/m³ - Componente B:1020 kg/m³

Propriedades: Solubilidade - Componente A:Baixa solubilidade em água; Insolúvel em solventes orgânicos. - Componente B: Miscível em água

10 – ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Condições de instabilidade: Produto estável em qualquer ambiente.

Condições a evitar: Contato com água ou exposição a ambientes úmidos.

Materiais ou substâncias incompatíveis: Água (umidade), substâncias ácidas - entretanto, não causam reações violentas ou explosivas.

Produtos perigosos da decomposição: Não há geração.

11 – INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxidade Aguda:Não especificado pela legislação brasileira.

Efeitos locais:Pode causar irritação em contato prolongado com pele e mucosas. Pode causar irritação em contato com os olhos.Pode causar reações alérgicas se inalado, especialmente por tempo prolongado.

12 – INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos Ambientais, Comportamentos e Impactos do Produto

Mobilidade: Medidas para controle de mobilidade devem ser tomadas respeitando as exigências dos órgãos ambientais.

Degradabilidade: Produto não biodegradável

Possível Impacto Ambiental:Contamina cursos d’água durante hidratação em até 6 horas. Neste período, o produto é estimado como tóxico para o peixe e bactéria Daphina (base estática aguda).

13 – CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Métodos de tratamento e disposição

Produto: O produto é removido em grande parte através de processos de tratamento abióticos. Recomenda-se aplicação em coprocessamento, decomposição térmica em incineradores apropriados para produtos químicos, de acordo com legislação vigente.

Restos de produto: Resíduos que não serão mais utilizados ou reprocessados devem ser descartados conforme legislação vigente.

Embalagem usada: Não deve ser reutilizada.

14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações Nacionais e Internacionais: Produto não classificado na legislação vigente sobre transporte de produtos perigosos.

Terrestre:• ONU: Não disponível • Classe de Risco: Não disponível • Número de risco: Não disponível • Grupo de embalagem: Não disponível • Nome apropriado para o embarque: Cimento Queimado Pronto

Marítimo:• IMDG: Não disponível • Classe de risco: Não disponível • Número de risco: Não disponível • Grupo de embalagem: Não disponível • Nome apropriado para o embarque: Cimento Queimado Pronto

Aéreo:• IATA-DGR: Não disponível • Classe de Risco: Não disponível • Número de risco: Não disponível • Grupo de embalagem: Não disponível • Nome apropriado para o embarque: Cimento Queimado Pronto

15 – REGULAMENTAÇÕES

Classificação Brasileira:

Produto conforme requisitos técnicos da NBR 13281:2005 (Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Requisitos)

Outras Classificações: Produto não inflamável Importante: FISPQ deste produto está disponível para o usuário.

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES

Glossário:FISPQ – Ficha de Segurança de Produtos Químicos

C.A.S. – Chemical Abstracts Service

TLV – Threshold Limit Value

ACGIH – American Conference of Industrial Hygienists

NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health

IMDG – International Maritime Dangerous Goods Code

IATA-DGR – International Air Transport Association – Dangerous

Goods Regulation

Referências:

www.anvisa.com.br

www.cas.org

Portaria nº 3214 – Normas Regulamentadoras (NR’s) CLT

Portaria nº 204 – 20/05/1997

As informações e recomendações apresentadas neste documento refletem o melhor conhecimento da Dacapo – Revestimentos Cimentícios Especiais Ltda para o manuseio apropriado do produto em condições normais. É de responsabilidade do usuário: consultar o rótulo quanto às instruções de uso; situações em que o produto é utilizado em combinação com outro produto ou em outros processos. Caso haja necessidade de maiores esclarecimentos ou informações sobre o produto, consulte a Dacapo – Revestimentos Cimentícios Especiais Ltda.